EDITORIAL
DefesaNet
A Presidente(a) Dilma Rousseff
em contato com o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, afirmou que o Programa
F-X2 “pode” ser retomado em 2012, se...... . As reticências agora são
relacionadas ao fato de a crise não atingir o Brasil, na forma que o governo
brasileiro espera.
Esta posição certamente também
foi exposta ao Primeiro-Ministro Cameron (UK), interessado em vender
equipamentos navais, e muitos outros que a procurem nesta gira por Nova York,
com o intuito de oferecer equipamentos de defesa. E é lógico no próprio
anfitrião, Presidente Obama, com o seu Hornet, navios, veículos blindados,
satélites, etc.
Em 02 Janeiro 2003, o então
presidente Luiz Ignácio, cancelou o Programa F-X em favor do Fome
Zero.
O Programa foi retomado e para
ser definitivamente cancelado em Fevereiro de
2005.
Em 2008, ao custo do esforço
pessoal do então e atual Comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, o Programa,
agora batizado de F-X2, foi relançado, para sofrer um “imbróglio” culinário
diplomático em Setembro de 2009.
Precipitação francesa e
indecisão brasileira levaram o Programa F-X2 a um terreno pantanoso, o qual está
por dois anos.
A única nota que o governo
brasileiro enviou aos finalistas da competição: o caça francês Dassault Rafale,
o americano Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o sueco SAAB Gripen NG, foi o de
estenderem a suas ofertas, apresentadas em Outubro de 2009, até o fim de
2011.
O plano original previa as
primeiras entregas serem iniciadas em 2014. No ano passado, em cerimônia na
FIESP (outubro 2010) o Brigadeiro Saito, mesmo sendo contestado veementemente
pelos jornalistas presentes, afirmou que o plano de receber os primeiros caças
era 2016.
Há uma data fatídica nesta
equação. A data é hoje!
Em 2005, por convite especial
do Brigadeiro Bueno, o editor de DefesaNet participou do briefing sobre os
Mirage 2000C/D, aos pilotos do GDA. Na oportunidade o editor cumprimentou os
pilotos e a Unidade por manterem o brio e élan, por mais de uma década, com
caças cujos radares eram míopes e as turbinas sofriam de asma crônica. E cujos
armamentos só causavam medo aos próprios pilotos e às equipes de terra.Pois bem,
rapidamente voltamos ao mesmo estágio. Em 2014, atinge a vida útil dos Mirage
2000C/B. O GDA passará a ser progressivamente míope e
manco.
É esta a realidade? Não ela é
muito mais aterrorizadora, e só uma mídia amiga e cheia de mimos da Força tem
omitido.
Os caças F-5EM-FM estão voando
acima das horas estimadas acelerando o seu sucateamento de uma estrutura já
envelhecida e cujos motores são uma roleta russa aos mecânicos pela surpresa se
darão partida ou não.
O desânimo é crescente nas
unidades de caça, e os pedidos de baixas avoluma-se. Melhor uma vida tranqüila
como comandante de Boeing ou Airbus, do que sentado eternamente no Cassino de
Oficiais, afogando a mágoa e o sentimento de impotência, em copos de
51.
No primeiro semestre o
Comandante-Geral do COMGAR, Brigadeiro Burnier, estabeleceu uma estranha ordem.
As unidade só poderiam voar 1.000 horas em todo o ano de 2011. Então teríamos
cerca de 90 horas/mês por Esquadrão. Divida 90 por 15 a 20 pilotos por
esquadrão, entre veteranos e novatos, mais a indisponibilidade técnica dos
aviões teríamos um número insuficiente para manter um piloto de caça com o
mínimo de proficiência operacional.
Homens como Brig Aprígio, Brig
Burnier, Brig Saito e Brig Machado que levaram a FAB, com muito trabalho e
perseverança, do “Desastre” da primeira CRUZEX (2002), a uma Força Crível em
2008, na Red Flag, e nas edições 2008 e 2010 da CRUZEX assistem
impotentes os seus feitos esvaírem-se entre os dedos. Seus pilotos e equipes de
apoio, cruzarem sem volta os portões dos
esquadrões.
A FAB está no RUMO ao
NADA.
É o que teremos. Felicitaremos
os pilotos e equipes de terra por manterem o glamour de uma Força Aérea
Brasileira ôca.
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