Continencia

Continencia
Caserna

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Verdade ou Mentira!

Rei,
Costumo dizer que o pior dano causado pelo lulo-petismo ao país está nas relações externas. O perigo, agora, aumentou exponencialmente por dois motivos: a) estão em jogo alianças estratégicas em torno de material de Defesa (leiam-se: armas e equipamentos) que perdurarão por mais de uma geração; b) o Brasil detém, sim, tecnologias sensitivas tanto na área nuclear como na de mísseis, capazes de nos colocar em situação muito positiva nas relações internacionais ou, em se tratando de alguém como Amorim, muito negativas (e acontecerá o segundo, temo).
O problema principal, porém, é a incapacidade da casta militar de reagir POLITICAMENTE aos desafios que o lulo-petismo criou para a construção de um grande país. Os militares lembram bastante os empresários, enquanto grupo, enquanto ator político: procuram algum tipo de acomodação com o dono do poder contanto que tenham vantagens a curto prazo. No caso dos militares, há uma briga feroz por verbas e orçamentos (portanto, por prestígio na própria corporação). E aí reside, de novo, o perigo.
A Marinha precisa de grana para tocar o projeto do submarino nuclear, que tanto interessa também a empreiteiras. Isso nos fará atravessar águas turbulentas (trocadilho bobo, perdoe) em vários setores. O Exército está desequipado e brigando até mesmo por verbas para o almoço em bases distantes. A Aeronáutica não consegue reequipar o que seria a espinha dorsal da Arma: os caças de interceptação. Um pouquinho de verba aqui, um pouquinho de verba ali, e teremos mais um grupo aliado ao lulo-petismo.
A gente pergunta aos militares por que eles não reagiram à entrega de parte do território nacional a ONGs estrangeiras, como foi o caso de Roraima, e eles se entreolham. Pergunta aos brigadeiros como encararam a quebra de hierarquia no caso da crise dos controladores de vôo com o desastre da Gol, e eles se entreolham. Pergunta aos generais como eles encaram o constante emprego de soldados em operações urbanas, onde têm de substituir polícias estaduais falidas (Rio), e eles se entreolham. E nós todos, Rei, nos entreolhamos também. O projeto ideológico por trás do lulo-petismo é o grande mal deste País. O que é pior é o fato de que, quando falamos em Defesa, o tema tem escasso apelo junto à opinião pública, sociedade civil ou o que seja. E tem muito, muito, muito mais grana para essa quadrilha distribuir.

Abração,
Gonçalo Osório"

Nenhum comentário:

Postar um comentário