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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O fácil, o difícil e o nosso futuro.


   Democracia e capitalismo são processos de solução de conflitos nascidos da prática cotidiana, como apontou Antônio Delfim Netto, em artigo de 1995, na Gazeta Mercantil, a respeito da inescapável vinculação entre a liberdade política e a econômica.
  Hoje, quase duas décadas após os três acontecimentos que assinalaram a retomada do desenvolvimento pelo País – o episódio do impeachment presidencial, o equacionamento da dívida externa e a criação do Plano Real – é tempo de avaliar até onde o Brasil avançou na grande convergência sancionada pela História: capitalismo, democracia e desenvolvimento.
  Embora demonstrada empiricamente, só há pouco tempo essa aliança se tornou evidente e livre de contradições.
  O desenvolvimento, o mais recente parceiro da tríade, foi esgrimido por totalitarismos e autoritarismos, e suscitou enorme fascínio estatista sobre os governos democráticos.
  O alerta veio de um dos expoentes da escola austríaca de economia, Friedrich Hayek, segundo quem a política da liberdade para o indivíduo é a única que de fato conduz ao progresso.
  Os outros dois, capitalismo e democracia, acenderam polêmicas em torno da propriedade e do Estado, do privado e do público, da liberdade e da igualdade. Também aí o curso da História se encarregou de resolver a questão, na medida em que aquilo que ainda incomodava Marx (...) a contradição entre o privado e o público, típica dos estados iniciais da era moderna, foi um fenômeno temporário que trouxe a completa extinção da própria diferença entre as esferas privada e pública, a submissão de ambas na esfera social" (Hannah Arendt).
  José Guilherme Merquior encontrou em Norberto Bobbio a convicção de que a "teoria liberal do Estado limitado – limitado ao mesmo tempo pelas garantias individuais e pelos controles institucionais –era uma barreira não apenas para a monarquia absoluta, mas também para qualquer outra forma de governo". Segundo o próprio Bobbio,"toda democracia genuína é necessariamente uma democracia liberal".
  Foram inteligências desse porte que nos mostraram a conciliação entre liberdade e igualdade, que fez do desenvolvimento a resultante moderna do capitalismo e da democracia. E em Hayek temos a fórmula política dessa convergência: "criar as condições favoráveis ao progresso, ao invés de planejar o progresso".
  Se esse nexo teórico soar inútil a um eu cívico dissipado na egolatria, convém colimar a pessoa que pensa, age e trabalha sempre em função de outras pessoas, qualquer seja sua condição de poder, conhecimento ou riqueza. Por esse viés, a ação humana se reparte entre a certeza e a perspectiva. Na primeira, milita o homem das instituições, do amálgama social, o agente da ordem, o produto do consenso.
  Na segunda, age o homem que cria, inova e questiona, associado à mudança, inerente à incerteza.
  Nossa individualidade acopla esses hemisférios; mas socialmente a prática existencial nos remete a uma ou outra, donde resulta a complementaridade. Mas prevalece a perspectiva –da inovação, da geração de riqueza e da mudança –sobre a certeza.
  Em um mundo globalizado é difícil falar em Estado mínimo. Mas o Estado essencial à sociedade brasileira está sendo inviabilizado pela fórmula do Estado impossível: tudo se quer no Estado e tudo se espera do Estado.
  É imprescindível ao desenvolvimento da sociedade brasileira que ela recupere o ethos da liberdade, para superar as contradições que a História já solucionou.
  A alternativa é ficar à margem da História.
  O difícil é aceitar que essa inflexão depende menos do Estado do que de nós mesmos. 
Sérgio Paulo Muniz Costa é historiador

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